top of page
Buscar

Quando buscar a psicoterapia?

  • Foto do escritor: Wanessa Casagrande
    Wanessa Casagrande
  • 5 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Muitas pessoas procuram psicoterapia quando estão passando por alguma dificuldade emocional ou até irracional, na qual já fizeram de tudo e não encontraram solução. Mas na verdade você não precisa esperar esse momento chegar para iniciar a psicoterapia, afinal, ela indicada para pessoas que procuram melhorar a qualidade vida, buscando potencializar seus recursos internos através de um maior equilíbrio emocional. Estamos sempre em um constante processo de evolução e a psicoterapia através do autoconhecimento age como um facilitador, auxiliando você a lidar com inúmeras situações, tais como: baixa autoestima, estresse, insegurança, insônia, depressão, transtorno de humor, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, sintomas psicossomáticos, dificuldades sexuais, transtornos do sono, problemas de conduta, reações paranoicas, situações traumáticas, dificuldades de relacionamento e conjugais e problemas nas fases evolutivas, entre outros.

A psicoterapia se faz importante não apenas em situações de crises ou quando já existem problemas instalados, mas se faz muito eficaz na prevenção de problemas psicológicos mais graves, através de uma auto análise de riquezas pessoais: qualidades, forças, compreensão dos próprios limites e etc. Afinal, quando você compreende quais são suas fraquezas e limites, você começa a entender quando precisa dizer não, se abster de determinada situação pro seu próprio bem.

Outro aspecto muito importante que pode ser trabalhado em psicoterapia, são os traumas vivenciados na infância que muitas vezes estão inconscientes em nossa mente, mas que algum forma influenciam, negativamente, no comportamento, no dia a dia, na vida pessoal, no trabalho, do indivíduo.

Atualmente, estamos vivendo em uma época de cobranças, onde pressões externas vêm cobrando cada vez mais desempenho, rapidez, resultados e competitividade, seja no trabalho, no estudo ou na vida social (amorosa). E se já não bastassem as cobranças externas, temos as nossas próprias pressões internas, que ficam nos cobrando para acertar, vencer, ser melhor, e muitas vezes isso acaba prejudicando o indivíduo que por sua vez fica continuamente estressado.

Portanto, ao entrarmos em terapia, estaremos aceitando o fato de que as vezes precisamos de ajuda durante nossa caminhada, muitas vezes apenas a nossa própria força não se basta. A psicoterapia vem como um auxílio durante o processo de autoconhecimento, amadurecimento, auxiliando você a construir melhores relações, inclusive com você mesmo. Então, o que você está esperando para encarar essa jornada?


 
 
 

Comments


bottom of page